No domínio da Acústica Aplicada estão constituídos dois centros de responsabilidade técnica, chefiados por um técnico com formação superior de engenharia, actuando com a necessária autonomia, sob a coordenação e supervisão técnica do responsável da Divisão.

1. Departamento Acústica Ambiental, cuja actividade se direcciona para a avaliação de impactes ambientais, projectos de medidas de minimização, previsão de condições acústicas, medição e análise de parâmetros acústicos e elaboração mapas de ruído.
Estudos de impacte ambiental acústico e projectos de medidas minimizadoras da sua severidade (relativos a infra-estruturas diversas, vias de tráfego, complexos industriais, etc.).

2. Departamento Acústica de Edifícios e Salas, com actividade no domínio da Acústica Arquitectural (Edifícios de Habitação/Comércio/Serviços), projectos de condicionamento acústico em espaços interiores dos edifícios, controlo de ruído e vibrações na indústria e condicionamento acústico de salas, com relevância particular para espaços de grande volume, ou com exigências especiais (salas para música ou palavra, estúdios, auditórios/salas polivalentes, espaços desportivos, naves industriais),incluindo modelação digital aplicada.